Tucho hidráulico: funcionamento e manutenção
COMO MANTÊ-LOS EM BOAS CONDIÇÕES?
Os tuchos hidráulicos são componentes do motor responsáveis por controlar a abertura e o fechamento das válvulas. Eles são feitos de um corpo de metal e um pistão que é atuado por um fluido. Quando o motor está funcionando, o fluido é pressurizado e o pistão é empurrado para cima, abrindo a válvula. Quando o motor para de funcionar, o fluido se expande e o pistão retorna à posição original, fechando a válvula. Esses tuchos são uma parte importante do motor e precisam ser mantidos em boas condições para garantir o bom funcionamento do motor. Veja também: quando trocar a bomba d'água?
O tucho é um componente oco, preenchido com óleo lubrificante. O óleo é bombeado para o tucho pela bomba de óleo do motor. O óleo pressiona um êmbolo que controla a abertura e fechamento das válvulas. O tucho hidráulico não requer folga entre o comando e o tucho, como o modelo mecânico. É importante usar o óleo lubrificante recomendado pela montadora para o seu veículo!
Carregamento do tucho: atenção redobrada na reparação!
O tucho hidráulico é um componente do motor que é responsável por controlar a abertura e o fechamento das válvulas. Ele é feito de um corpo de metal e um pistão que é atuado por um fluido. Quando o motor está funcionando, o fluido é pressurizado e o pistão é empurrado para cima, abrindo a válvula. Quando o motor para de funcionar, o fluido se expande e o pistão retorna à posição original, fechando a válvula. O tucho hidráulico precisa ser descarregado antes de qualquer tipo de ajuste, manutenção ou troca. Isso porque, quando o tucho está carregado, sua pressão pode acabar empurrando a válvula e mantendo a mola acionada. Isso faz com que o motor perca compressão e não funcione corretamente.
Leia agora: Fique atento á bomba de óleo?
Principais cuidados durante a manutenção:
- Trocar o óleo do motor regularmente;
- Fazer a limpeza e lubrificação dos tuchos hidráulicos a cada 100.000 km;
- Verificar o nível do fluido dos tuchos hidráulicos periodicamente;
- Não aplique muita pressão, pois isso pode danificar o tucho.
- Use uma morsa que seja do tamanho adequado para o tucho.
Para descarregar o tucho hidráulico, você pode usar uma morsa e prensar as duas extremidades. Ao aplicar pressão, o óleo interno do tucho vai começar a escorrer pelo orifício lateral. Isso mostra que o processo de descarregamento do tucho começou.
É importante ter cuidado ao aplicar as cargas de pressão com a morsa. O ideal é que você vá, pouco a pouco, aplicando pressão até que o tucho esteja mais vazio. Depois, é só remover o componente da morsa e executar o teste físico. Se o êmbolo do tucho se movimentar com a pressão aplicada manualmente, é sinal de que ele foi descarregado com sucesso.
Leia agora: Problemas com a caixa de direção?
Certifique-se de que o tucho esteja completamente descarregado antes de prosseguir com qualquer tipo de ajuste, manutenção ou troca. Ao seguir essas dicas, você pode descarregar o tucho hidráulico com segurança e eficiência!